Conhecendo Monsta x

outubro 09, 2018


Foto: photoshoot album The Connect
Olá pessoal! Em uma das postagens falei um pouco de k-pop, que através de um grupo conheci outros, pois então, conheci o Monsta X e logo eles se tornaram meu grupo utt (grupo preferido). Resolvi fazer esse post para contar os motivos que fizeram o Monsta x se tornar o meu grupo favorito e mostrar que k-pop é muito mais do que meninos cantando e dançando em um palco.

Monsta x foi formado em 2015 pela empresa Starship através de um reality (programa de sobrevivência) No Mercy, com 13 trainees, onde apenas sete poderiam debutar e formar um grupo. A verdade que é um pouco triste assistir o programa, ver como os jurados tratam os meninos, ver os que são eliminados, apesar que quando assisti eu já sabia o resultado, mesmo assim é triste. Uma parte importante do programa é ver o depoimento de todos os meninos, eles falam o quanto querem ajudar a família, que muitas vezes passam por necessidades financeiras, o quanto é importante o debut, alguns já eram trainees há sete anos e ainda encarar a pressão da idade na Coreia, já que ter por volta de 25 anos pode ser considerado “velho” para debutar. O programa No Mercy é de muita pressão, luta e superação para cada membro, sinceramente eu diria que toda monbebe (nome do fandom) deveria assistir mais de uma vez e ver o quanto eles batalharam para o debut e continuam batalhando.

Depois do debut, Monsta X lançou seu primeiro ep Trespass (2015), com uma das minhas músicas preferidas, que tem o mesmo nome do álbum, logo depois o ep Rush (2015), com clássicos como “Hero”, mas a faixa Broken Heart, acredito que seja uma das músicas que mais ouvi esse ano, ela é realmente linda. Em 2016 dão início a era The Clan. The Clan Part. 1 Lost e The Clan Part. 2 Guilty e em 2017 o último da trilogia The Clan Part. 2.5 Beautiful. Considero essa época como uma das minhas preferidas do Monsta X, com músicas, coreografias, figurinos incríveis, sem falar dos mvs, cheios de história e teorias, com referências lgbt, mostrando como a sociedade enxerga um casal do mesmo sexo, a revolta de jovens (no caso, interpretado por eles mesmos) vivendo em uma sociedade ou movimento opressor, formado assim “The Clan” (O Clã) que leva o primeiro nome dos três álbuns. Sinceramente não consigo entender como eles não tiveram o primeiro Win nessa era. Eu não vou colocar todas as teorias da era The Clan para o post não ficar muito grande, precisaria de um post só pra isso, mas é realmente incrível.
Foto: photoshoot album The Connect
Uma coisa que eu já tinha percebido e sempre achei estranho, é nos fansigns, que é um encontro dos idols com seus fãs, onde eles dão autógrafos, recebem alguns presentes e conversam com fãs. Os idols ficam sentados e as fãs para falarem com eles passam de um em um ajoelhadas no chão, e eu sempre pensei, "caramba que desconfortável, tudo bem que você está conhecendo seus ídolos, isso é legal, mas precisa ficar de joelhos?". Foi aí que comecei a reparar nos fansigns do Monsta, as fãs ficam sentadas em cadeiras, e não é só uma coincidência, é porque os meninos querem que seja assim. Um exemplo disso é um episódio que aconteceu no começo do ano em Singapura, quando as fãs foram tirar uma foto com os eles e se ajoelharam, a reação dos meninos foi simultânea, eles não deixaram as fãs se ajoelharem e pediram cadeiras. Para completar o incidente as cadeiras estavam molhadas e Wonho enxugou com a própria roupa para que as monbebes pudessem sentar. Muita gente pode pensar ‘’e daí que molhou a roupa dele’’. Não quero endeusá los, eles são seres humanos e passam por alegrias e problemas como qualquer um, o que quero dizer que é muito difícil encontrar um artista que realmente se importe e faça coisas pelo seu fandom, vejo muito isso no Monsta X.
Wonho disse: "Nossos fãs não são apenas consumidores. Nós podemos existir porque temos nossos fãs. Isso é algo que sabíamos com certeza desde nosso debut. É tão óbvio para nós, mas as pessoas fizeram mais do que esperávamos”.
Changkyun disse: “Ficamos surpresos com o interesse inesperado que as pessoas mostraram nesse incidente (das cadeiras para os fãs).
Desde o início de nosso debut, tentamos obter cadeiras para nossos fãs durante os eventos de fansign e queríamos que as pessoas não sentissem nenhuma desvantagem ou tratamento injusto. Já que fazemos isso desde o começo, acho que é apenas sorte que essa história tenha sido o centro das atenções”.
Foi assim desde o começo e sempre vai ser. Certa vez em uma das lives do MX, Wonho chorou por eles ainda não terem ganhado nenhum prêmio nos programas musicais da Coréia, ele não chorou por ele e sim pelas fãs, queria ter ganhado para que elas se sentissem orgulhosas. Eles conseguiram ganhar o primeiro prêmio com Dramarama, foi tão emocionante.
Como disse admiro a relação de respeito do Monsta X com os fãs e isso foi um dos grandes motivos para eu me tornar stan (fã) do grupo. Todo esse carinho se reflete no fandom, as monbebes são super pacíficas, se respeitam, admiram outros grupos, lutam a cada votação nos programas musicais que o MX participa em suas promoções quando estão em comeback. Um exemplo foi no último comeback, passamos um perrengue, o grupo lançou seu novo mv no youtube e as visualizações somam pontos nos prêmios dos programas musicais da Coréia. Eis que o youtube a cada hora baixava as visualizações sem explicação alguma, as monbebes enlouqueceram pedindo para devolver as views e nada. Eu pensava, que injusto, eles deixaram de ganhar por causa disso, será que youtube está vendo as reclamações, será que a Starship, e os meninos?.
No final eles conseguiram levar um prêmio, ufa!
Pouco tempo depois, em uma entrevista quando perguntaram sobre o novo álbum eles citaram sobre as views do YT.
Changkyun disse: "A reação para Jealousy é ótima, mas nossas visualizações no YT foram deletadas".
Minhyuk disse: "A redução de 7 para 1 milhão é tão triste, YT nem mesmo se desculpou mas continuou tirando nossas visualizações. Até mesmo 1m de visualizações é importante para nós".
Quando eles falaram isso foi como se estivessem abraçando as fãs e dizendo – calma, a gente viu, nós estamos com vocês assim como vocês estão com a gente.


Me desculpem se o post ficou muito longo, mas eu não poderia deixar de escrever os motivos que me fizeram admirar Monsta X e tornar meu grupo utt. Ainda quero fazer posts sobre o que admiro em cada um dos meninos, apesar do post ter ficado longo ainda tem tanta coisa pra falar sobre MX.

Se alguma monbebe ler esse post até o final, comentem o que acharam e se vocês não forem, experimentem conhecer os meninos, ouvir as músicas, ver os mvs, de verdade vocês não vão se arrepender, ah e também comentem. Espero que tenham gostado.


posts relacionados

0 comentários